Lucia Ravache - arquitetura e interiores
projetos
info
contato
arquitetura e interiores

Olavo Egydio Setubal

O bom gosto como marca pessoal. O olhar analítico, sempre crítico e arguto. A compreensão precisa dos espaços e de suas possibilidades estéticas. Esses são os traços que marcam a personalidade e a atuação profissional da arquiteta Lucia Ravache, que tive a satisfação de conhecer por ocasião do desenvolvimento de importantes projetos arquitetônicos nas instalações do grupo Itaú, no CEIC, e de quem me tornei admirador e amigo após suas imaginativas sugestões e propostas para casa de campo que mantenho em Águas da Prata.

Observadora atenta, Lucia tem a percepção de tudo o que o cerca, até mesmo as coisas mais singelas, a base de seu trabalho e a fonte de sua criatividade. Sensível e criativa, ela sabe ultrapassar todo tipo de dificuldade estética com soluções surpreendentes, simples e brilhantes, de inegável bom gosto e de inequívoca funcionalidade.

Sem incorrer em modismos, e consciente de que a arquitetura é uma produção cultural em que imaginação, arte, técnica e sensibilidade se unem, suas propostas arquitetônicas recriam os espaços e ressaltam formas escalas e cores. Conciliam a tradição e o moderno sem afetações. E articulam o passado e o contemporâneo com a preservação da natureza e a utilização de novos materiais e de novas técnicas de construção.

São essas virtudes que fazem de Lucinha uma profissional muito bem sucedida e com quem há um enorme prazer em se trabalhar.

Roberto Setubal

Conheci o trabalho da Lucinha em uma reforma da casa de campo (de quase 100 anos) de meu pai, que ficou muito boa, onde ela com grande autonomia, mostrou muita sensibilidade para manter o "astral" da casa, ao mesmo tempo em que deu um toque mais atual.

No meu apartamento fizemos uma grande reforma e o resultado ficou otimo.Escolhi  o estilo contemporaneo e o projeto que ela propos para mim, naquele momento, foi o de um  ambiente  "clean" e sofisticado. Interagir com a Lucinha foi facil e agradavel e o  resultado  me deixou muito satisfeito em todos os aspectos, inclusive no  cumprimento de prazos.

Elisa Nazarian

Quando procurei Lúcia Ravache, já tinha minha casa prontinha dentro da minha cabeça. Sabia que ela teria dois quartos e uma suíte, uma varanda, uma cozinha aberta pra sala e uma lareira, teria lavanderia fechada, quarto de despejo e duas casinhas de cachorro. O que eu não sabia era a diferença que fazem os detalhes e as proporções no resultado final de uma obra. Não tinha a menor noção do quanto uma distribuição correta, o tamanho certo de um beiral, a altura do pé-direito, a distribuição das águas no telhado, as dimensões certas de uma varanda, podem influir na harmonia de uma construção. Não sou muito observadora no que tange às coisas concretas, sou escritora, passo grande parte do tempo me esforçando pra me manter no solo.

O que Lúcia fez do meu esboço foi transformar uma casa simples e talvez simpática num lugar charmoso e extremamente acolhedor. Rasgou janelas generosas que integraram o interior da casa com a mata que tenho em torno (e que ela chama de capoeirão), fazendo com que eu nunca me sinta confinada. Projetou a varanda de tal forma que ela se debruça sobre o verde, e com dimensões que permitem que seja usada em qualquer época do ano. Na sala, abriu dois rasgos no teto para uma maior entrada de luz, onde, uma vez por mês, a lua cheia vem dar uma espiada. E conseguiu o milagre de fazer com que todos os meus livros coubessem, sem que tivessem que brigar com os quadros. Deu a todos os cômodos dimensões confortáveis, fez uma cozinha alegre, definiu que paredes seriam de tijolo à vista, e quais seriam pintadas. Em algumas coisas bateu o pé, no que provou ter toda razão. Em outras, não concordou comigo, mas relaxou na minha escolha. Preocupou-se com detalhes dos quais eu nem tinha me dado conta, e que fizeram toda a diferença; esteve alerta para definições que depois se revelaram preciosas.

Moro aqui há quatro anos , minha casa me dá um prazer imenso, e sei que grande parte disto é fruto do trabalho atento e carinhoso de Lúcia. Sou-lhe extremamente agradecida por isto.

José Carlos Moraes Abreu

Conheço vários trabalhos da arquiteta Lúcia Ravache.  Tenho por essa profissional o maior apreço. Reúne duas qualidades que, conjuntamente, são raras na área da arquitetura:  criatividade e bom senso.  Quem desejar construir ou reformar um apartamento e solicitar um projeto a essa arquiteta, obterá valiosas sugestões.